FAQ

FAQ – Perguntas freqüentes
Eu recebo muitos emails com perguntas sobre brechó online, sobre como começar um brechó, o que fazer para o brechó “bombar”, etc. Eu não tenho tempo para responder todos esses emails da maneira que eu gostaria. Por isso, resolvi criar este FAQ e colocar as perguntas mais freqüentes. Espero que ajude quem está começando e quem tem curiosidade!

Por que você criou o brechó?
Porque eu tinha muita coisa em casa que não tinha serventia para os lugares que eu faço caridade. Então, resolvi procurar o endereço de um brechó para levar as peças e acabei descobrindo os brechós online.

Você vive de brechó?
Não, o brechó é só um hobby

No início, como você fez para comprarem no seu brechó sem te conhecerem?
Comprar pela internet é uma relação que exige confiança de ambas as partes – quem compra e quem vende - por isso, eu sempre dei a cara à tapa. Logo no meu primeiro post do blog coloquei uma foto minha e me apresentando. Dessa maneira, qualquer pessoa interessada, saberia com quem está falando. Além disso, sempre fui honesta e verdadeira em todas as transações.
Ademais, quando eu comecei, existiam canais maiores em que a gente podia trocar links ou pagar para colocar anúncios como o grupo do Yahoo, Casa dos Brechós, Vitrine Virtual. Hoje em dia, esses canais mudaram de rumo ou deixaram de existir, então a parte de publicidade fica mais difícil. Para tentar ajudar um pouco, eu vendo espaço publicitário aqui no blog nos mesmos moldes desses antigos canais. Se tiver interesse, clique aqui. Também faço linkagem gratuita, basta mandar um email pedindo.

O que você não recomenda para quem está começando?
Desonestidade e ansiedade. Entrar mil vezes no email do blog para ver se alguém quer comprar alguma coisa não dá certo. E enganar as pessoas também não!

E o que você recomenda?
Tirar bastante fotos das peças, preço justos e gentileza! Fazer uma rede de contatos também é bom para dar visibilidade para o seu brechó. Por exemplo, se você já comprou em algum brechó e está começando o seu, que tal pedir uma linkagem ou colocar um anúncio no blog dela? Dessa maneira, outras pessoas vão te conhecendo. 

Você já teve problemas com alguém?
Sim, mas, graças a Deus, foi uma vez só e a mulher era uma pilantra mesmo. Aí não tinha jeito, né? Não tem como você impedir a safadeza e o mau caratismo das pessoas. 

Você ignora algum tipo de compradora?
Apenas quem reserva e não cumpre. Aí, nesse caso, dou block no email e nem recebo mais nada da pessoa. Como o brechó é hobby, eu posso sim me dar o luxo de não vender para algumas pessoas. E normalmente é pessoa chata e enrolada, então, não faz falta nenhuma, né? Hahaha!

Quais as peças mais fáceis e mais difíceis de vender?
Acho jeans bem complicado de vender, mas não é impossível. E as mais fáceis são as roupas fofas! Vestido, saia... Blusa básica coringa também é legal. 

Você se arrepende de ter vendido alguma peça?
Sim, um vestido navy da Maria Filó... Mas sei que está em ótima companhia com a Julia!

Você conhece todas as suas clientes?
A grande maioria, sim. Sei o nome, blogs, lugares que vivem... Minha memória é muito boa. :) 

Você compra em brechó?
Sim! Online e físico. :) Eu amo um brechó, gente! Dá para encontrar peças únicas com preços bons.
E essa coisa de preconceito com roupa usada é uma bobeira. Você já parou para imaginar que a roupa nova que você compra em uma loja pode ter sido experimentada por várias pessoas? Que essas pessoas podem estar sem desodorante? Hahaha! Então... Roupa nova não é essa maravilha toda não!

O brechó permite que nossos armários sejam economicamente viáveis, sustentáveis e ecologicamente corretos, pois evitamos o desperdício.
Além disso, o brechó abre um leque de oportunidades incríveis, sabe? Você pode sair com uma Louis Vuitton na mão ou uma peça de roupa de uma fast-fashion gringa que você não tem acesso. Brechó é moda democrática e acessível!