quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FAQ - VIAGENS

Bom, eu gosto muito do blog da GFlores e outro dia estava vendo um vídeo sobre perguntas de viagens. Achei as perguntas legais e vou repassar aqui para ajudar quem tá começando a viajar para fora!

Eu não vou fazer vídeo porque não vai dar tempo de editar para ficar legal e tal, então vai em forma de post mesmo, ok?

1- Qual foi sua primeira viagem para fora do Brasil?

Foi para Disney (Orlando) e Miami, nos EUA.

2- O que você aprendeu nela e não repetiu nas outras?

Eu era criança, fui de excursão com minha família, então nem tirei ensinamento nenhum, hahaha!

3- O que você sempre leva, mas acaba nunca usando?

Roupa e sapato de festa para alguma ocasião mais arrumada. Na verdade, só usei essas coisas em cruzeiros, mas sempre levo.

4- O que já te fez falta em uma viagem?

A minha mala!!! Em 2008, eu viajei para o Canadá e minha mala extraviou quando estava indo de Montreal para Toronto e fiquei 3 dias sem NADA. =(

5- Quais lugares você já foi?

Vixe, eu já fui em um monte de lugares... Só para citar alguns países que me vieram na cabeça agora, não vou falar cidades porque nem eu mesma lembro todas: Itália, França, Portugal, Croácia, Mônaco, Grécia, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Malta, Sérvia e Montenegro...

6- Como você planeja suas viagens? Faz pacotes? Se sim, qual empresa você gosta?

Então, quando eu ainda morava com meus pais e viajava dependendo deles, eu ia de excursão. A minha mãe é bem medrosa (para não dizer cagona =P) e preguiçosa, então ela sempre fechava pacotes de excursão. Acreditem se quiser, minha primeira viagem para Europa foi de excursão!!! Quando passei a ter dinheiro suficiente para pagar minhas próprias viagens (por volta dos 20/21 anos) e passei a viajar com meu irmão ou com meu namorado passei a ir sozinha, fechando tudo por mim mesma (avião, hotel, carro e passeios). É mais econômico e bem mais confortável.

7- Como separa o dinheiro antes e durante a viagem?


Então, eu sempre fiz poupança para viajar. Todo mês guardo uma parte do que ganho exclusivamente para isso, assim, tenho dinheiro o ano todo para viajar para onde eu quiser, a hora que eu quiser sem prejudicar a economia doméstica ou os meus investimentos.

Durante a viagem eu costumo seguir uma regrinha bem simples. Se vou para a Europa separo 100 euros por dia, se vou para os EUA separo 100 dólares por dia de viagem. Já na América do Sul, separo 100 REAIS por dia, já que nosso dinheiro é o mais valorizado aqui no continente.

8- Como é o seu inglês?

Sou fluente em inglês e espanhol, então não tenho nenhum problema quanto a isso. Estudei dois anos de italiano, mas não falo nada! Apenas leio e entendo o que me falam.

9- Até hoje, qual das suas viagens você mais gostou?

Cada viagem é especial e importante da sua maneira. Mas, para ilustrar, vou citar duas: um cruzeiro que fiz pelo Mar Mediterrâneo com minha família em 2008 e ano passado quando fui a Portugal. Minha família paterna é de Portugal, então, foi muito emocionante conhecer a minha origem.

10 - Você faz planos de viagem como em quais lugares quer visitar, tipo um roteiro?

Sim! Em geral eu pesquiso tudo pela Internet, depois faço um roteiro para cada dia, sempre consultando os meios de transportes (quando não estou de carro alugado), os horários de funcionamento, preços de ingressos e a previsão do tempo.

11- Geralmente segue uma rotina de viagem?

Sim, sigo o roteiro, mas mudo alguma coisa ou outra se precisar. Além disso, se gosto de um lugar e quero ficar mais, por exemplo, sempre tem essa abertura!

12- Como faz com as refeições? Restaurantes, compra em mercado, hotel?


Costumo pegar dicas de restaurantes pela Internet para jantares mais legais, sabe? De resto vou olhando o que vai aparecendo próximo do lugar que estou e escolho. Se for um lugar gostoso, anoto para quando eu retornar (sim, eu repito destinos!). Em dia de preguiça, como no hotel e também faço comprinhas em mercado sim.

13- Você faz lista de compras? Sabe as lojas que visitar? Onde pesquisa?

Faço lista sim, até porque além do dinheiro para gastar no dia-a-dia (que falei ali em cima), levo o dinheiro das compras separado. Normalmente pesquiso os preços nos sites das lojas e vou anotando, quando não acho faço alguma estimativa e deixo reservado um valor.

14- Quais as observações específicas de cada país/cidade que você já foi e mais gostou?

Bom, tem algumas coisas que eu recomendo muito, mas isso é algo totalmente pessoal, né? Eu por exemplo, recomendo MUITO ir ao Zoo de Luján em Buenos Aires, achei a experiência simplesmente incrível! Adorei Roma e Veneza, cidades maravilhosas com história brotando de todos os lados. Sabe aquela coisa? Opa, encontrei o Coliseu, epa, olha as ruínas romanas ali do lado, é muito, muito legal para quem gostar de história. Paris é ótima para você ir com o seu amor passear, sabe? Andar pelas ruas sem rumo, sem obrigações. A Grécia é maravilhosa, paradisíca. Ainda quero voltar para conhecer Atenas que não fui. Enfim, é muito difícil falar, eu recomendo que você vá! Viajar é tudo de bom!!! E, sinceramente, não acho que seja previlégio de ricos, acho que se você tem duas pernas e um coração destemido, você é um viajante!

15- Como faz com as suas mala, as leva vazias? Viaja sem mala e compra no destino?

Eu viajo com uma mala só e levo pouca coisa. Não necessariamente vou comprar muita coisa e encher, já viajei e voltei com 5 coisas compradas. É porque eu odeio carregar malas, peso, etc. Eu nunca comprei mala no exterior porque sempre usei a mesma mala desde sempre até que ela extraviou e voltou completamente estuprada. Aí tive que comprar outra e venho usando a mesma desde então. Comprei no Brasil mesmo e é de uma marca bem furrecona, hahaha! Não invisto nada em mala, gente. Acho jogar dinheiro no lixo, porque mala extravia, os funcionários das companhias arremessam e jogam tudo de qualquer jeito. Então, tendo quatro rodinhas já tá bom para mim!

16- Qual o melhor free shop que você já foi?

Do aeroporto de Ezeiza, Buenos Aires.

Quem tiver mais pergunta, deixa aí nos comentários que eu respondo!

4 comentários:

  1. Adorei saber um pouquinho mais de você!!!! Até me animei a juntar um dindin para viajar mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc é muita fofa! Que Deus te abenções!

    Beijos,

    Maria Fernanda Nogueira

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda, amém! Que Deus abençõe todos nós!
    Obrigada pelo carinho.
    Bjos

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!