terça-feira, 18 de setembro de 2012

Meu treino outdoor

Oiê!

Hoje vou fazer um post sobre o meu treino diário outdoor! Acho que esse post vai ajudar quem, assim como eu, odeia academia e quer manter uma vida saudável.

Bom, primeiro de tudo preciso explicar que meu metabolismo é super lento e eu tenho Tireoidite de Hashimoto, o que faz com que seja mais difícil emagrecer. Por causa disso, eu procuro manter o meu peso sempre o mesmo e subo da balança todos os dias assim que eu acordo.

Meu cardiologista me ensinou, anos atrás, que o verdadeiro peso de uma pessoa é aquele que ela tem pela manhã, pois não estamos inchados, nem retendo líquido, ê ainda não ingerimos qualquer alimento, etc. Portanto, se você quer saber realmente quanto pesa, levante da cama uma manhã e vá direto para a balança!

Mas como eu tenho problema hormonal, muitas vezes engordo sem nenhum motivo. Mesmo mantendo a mesma carga de exercício e a mesma alimentação, volta e meia eu explodo a balança. No exato momento eu estou 5kgs acima do meu peso normal. Estava com 7kgs, mas como tive virose, perdi 2kgs e estou conseguindo manter o peso. Obviamente que quero perder os 5kgs malditos, mas não adianta pirar o cabeção com isso, pois, enquanto a tireoide estiver desregulada, o peso não vai diminuir. O negócio é manter o ritmo para manter a saúde!

Enfim, passada a introdução, vamos para o treino!

a academia mais bonita da cidade!

Eu caminho uma hora e meia de domingo a sexta pela manhã. Sábado é minha folga porque é a manhã que tiro para ir no salão fazer as unhas, cuidar do cabelo, etc.

A caminhada se divide em três etapas: moderada, pesada e leve. 

Da minha casa até o local que eu caminho são 25 minutos a pé. Na ida, faço o ritmo moderado, com média de 5.5 km/h. Chegando no Aterro do Flamengo, onde de fato caminho, o ritmo aumenta e passada a ser o pesado. Nesse ponto, eu e o namorido nem conseguimos conversar, apenas caminhamos forte, com passadas largas e velocidade média de 6,5. O trajeto todo leva 40 minutos. Na volta, imprimimos uma velocidade de 4 km/h, fazendo a caminhada leve. Aí voltamos para casa conversando sobre a vida, as coisas que temos que fazer, programamos os fins de semana, as férias, eszas coisas. O trajeto de volta leva de 30 a 35 minutos, pois diminuimos a velocidade e ficamos num ritmo mais relaxado.

Agora que vem o pulo do gato: fazemos todos os exercícios em JEJUM de comida. Fazer o aeróbico em jejum de manhã requisita três vezes mais gordura do que os exercícios aeróbicos feitos após as refeições em outros horários. Isso porque a gente gasta o nosso estoque energético durante o sono e indo caminhar direto, sem comer, faz com que queimemos o estoque de gordura logo nos primeiros instantes do exercício. Portanto, eu só me alimento depois de treinar. (Nesse vídeo tem uma explicação boa: http://www.youtube.com/watch?v=VoowcmG-fPI&feature=player_embedded)

Também pratico pilates com fisioterapeuta duas vezes por semana para ajudar no alongamento, equilíbrio e bem estar do corpo, além de aumentar o tônus muscular. Apesar de pilates não "bombar", eu ainda assim faço apenas séries de várias repetições e pouca carga porque não tenho interesse nenhum em hipertrofiar, apenas manter tudo durinho no lugar.

 Cabe lembrar aqui que eu sempre pratiquei atividade física e meu corpo já está acostumado com esse ritmo há anos e eu faço check up anual de saúde para saber se tudo está bem. Portanto, se você quer começar a treinar, procure um médico de sua confiança para verificar se está tudo ok com a sua saúde e vambora se mexer!

Ah, e eu sei que a gente tem um dia corrido, muitas tarefas e tal, mas se eu acordo todos os dias 6:30 da manhã para treinar, tenho certeza que você também pode! Ânimo!!!!

PS. Além disso tudo, sempre pratiquei natação, mas sempre abandono no inverno. Vou ver se volto agora no verão, hahaha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!