sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tratamento com ácido: alta, rebote, alta definitiva e a nova rotina de cuidados com a pele

Oii!
 
Estou devendo há um tempão esse post sobre o meu tratamento com ácido para acne e manchas, mas demorou porque eu tive rebote e precisei retomar o tratamento.
 
Na minha consulta com o dermatologista em janeiro, recebi alta, mas em março na consulta de acompanhamento voltei com ácido e remédio oral porque as espinhas tinham voltado. Um saco! Dessa vez tomei um remédio de dosagem muito alta e voltei com Epiduo.
 
A alta definitiva veio em maio porque ficamos aguardando para ver se eu tinha algum rebote em março e abril. O que não ocorreu, graças a Deus.
 
 
Nesse post ou fazer algumas considerações que ainda não tinha comentado com vocês, mas acho importante esclarecer:
 
1- Não tomo pílula anticoncepcional. A vida toda fiquei sem pílula, pois todos meus médicos sempre foram contra (ginecologista, endrocrinologista, angiologista...). Mas eu fiz a cagada de ir em outra ginecologista por dois anos e durante esse período tomei Diclin, o que foi PÉSSIMO para a minha saúde física e mental. Engordei 8 quilos, passei a reter MUITO líquido, a tireóide ficou totalmente descontrolada e, o pior, vivia de mau humor ou triste. Qualquer coisa era motivo para desabar de chorar. Quando me mudei qualquer probleminha que dava era motivo para cair num choro sem fim, ficava letárgica deitada na cama, cansada, com moleza... Uó! Voltei para o meu ginecologista de sempre que me pagou esporro geral e suspendeu o Diclin. Foi aí que as espinhas surgiram e eu fui para o dermatologista tratar sem ajuda de anticoncepcional. Portanto, se você não usa pílula e acha que é impossível ficar sem espinha, aviso que é possível sim!!
 
2- Tenho alergia a protetor solar. Durante parte do tratamento tive dermatite de contato causado pelo protetor solar. Demoramos muito a descobrir isso e depois que detectamos o problema começou uma verdadeira via crucis para achar um protetor solar que não me desse inflamação cutânea, o que foi bem difícil. Usei praticamente todos (La Roche, Vichy, etc) e todos irritavam  a pele. Por insistência minha, meu dermatologista liberou os testes com os protetores asiáticos, mas antes de começar fizemos uma pesquisa extensa. Levei as fórmulas de diversos protetores para ele ler e examinar, mas 80% dos protetores orientais precisam ser removidos com óleo, o que é inconcebível para quem tem acne. Com isso, precisávamos de algum que pudesse ser removido com demaquilante sem óleo e chegamos no Bioré Aqua Rich FPS 50+++, que também tem base de água e diminui consideravelmente as irritações de pele. Como meu irmão mora na Coréia do Sul e estava de viagem para o Japão, pedi para ele trazer um estoque logo de uma vez. Se desse alergia, passaria para frente, mas se desse certo, já estava garantida por um bom tempo. E graças a Deus, foi ÓTIMO! Além de proteger, esse protetor tem fórmula hidratante e some da pele. Não fica pegajoso e não resseca e também não dá num espectro branco ou cinza. Pode ser usado para atividades físicas e usar embaixo da maquiagem. E, claro, ZERO ALERGIA! Maravilha total!!!
 
Pois bem, agora estou de alta! Sem remédios e ácidos, mas tenho uma nova rotina de pele! Seguem os produtos:
 
1- Limpeza e esfoliação
 
 
 
Para remover a maquiagem uso o demaquilante 3 em 1 da Vichy. Limpa, tonifica e retira a maquiagem (inclusive área dos olhos). Como é feito com água termal, não irrita a pele e é hipoalergênico.
 
Depois passo a solução miscelar da Bioderma para tirar qualquer resquício de sebo da pele e lavo com o gel da Vichy (noite). O correto seria lavar o rosto e depois passar o Bioderma, mas não funcionou comigo, então faço invertido.
 

Pela manhã apenas lavo com o limpador facial da Bioré. Quanso acabar, usarei o da Vichy pela manhã também.
 
Três vezes por semana, a noite, esfolio o rosto com o Theracne da Theraskin que contém triclosan. Essa substância ajuda a tirar o sebo dos poros e tirar o aspecto áspero, permitindo a renovação celular da pele. Ele é bem grosso, muito diferente desses esfoliantes que a gente vê na Avon, Natura, etc.
 
2- Hidratação
 
 
 
Pela manhã uso o gel creme da Skan (super seco) misturado com água termal. A noite, uso o hidratante Multi Active Nuit da Clarins também misturado com água termal. Aliás, um comentário sobre esse hidratante da Clarins, ele diz ser antiidade, mas é balela. Na fórmula não tem nenhum componente que evite sinais (retinol, ácido glicólico, etc), ele é apenas um hidratante mais poderoso. Assim que terminar, já estou com indicação de um sérum da Olay, o Regenerist, que tem niacinamida na fórmula, um antiidade preventivo, interessante para quem ainda não tem sinais (meu caso).
 
Água termal uso qualquer uma: Avéne (preferida), Vichy, La Roche, Evian, etc.
 
4- Proteção
 
 
Protetor solar é Bioré Aqua Rich FPS 50+++. Já falei bastante lá em cima. Indico super!!!
 
5- Tratamento
 
 
Para o caso de aparecer alguma espinha, uso esse roll on Pure Zone da Loreal (ácido salicílico) e o ácido azeláico. O ácido azeláico também ajuda a prevenir e remover alguma manchinha que possa aparecer. Uso esses produtos apenas nas áreas afetadas. 
 
Ufs!!!! Enorme o post, mas agora ficou completa a saga do tratamento para acne/manchas com ácido.
 
E uma última recomendação: tenham paciência e consciência de que se gasta muito $$$. Mas o resultado é ótimo!!! Recomendo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!