sábado, 28 de setembro de 2013

Coréia do Sul

Quando contei para pessoas conhecidas que não são tão próximas a mim que estava indo para a Coréia do Sul todas se espantavam: Coréia do Sul? Por que??? A verdade é que eu mesma nunca considerei viajar para o país. 

Mas o destino nos prega peças e, bom, meu irmão foi servir ao Brasil em Seoul, capital da Coréia do Sul. Quando dei por mim já estava fazendo poupança para viajar para lá! Sim, poupança! Porque embora não fôssemos gastar com hotel, já que ficamos na casa do maninho, a passagem é caríssima. Acabamos fechando com a Lufthansa que faz um vôo de 12h até Frankfurt, uma conexão de 4h e depois mais 12h de vôo até Seoul. 


Bom, nossa primeira parada foi Seoul e que cidade encantadora, gente! Além de limpa e muito bonita, extremamente tecnológica. Que tal ir para o ponto de ônibus e ter um aplicativo que diz quando tempo falta para passar aquele vai para o seu destino? E que tal wi-fi grátis pela cidade toda? Isso para não falar do T-Money, um cartão recarregável, estilo pré-pago, que pode ser usado em todos os lugares: lojas, ônibus, táxi, mercado... O famoso dinheiro de plástico! Mas as duas coisas que mais me impressionaram foram o transporte público e a segurança! Na Coreia existe um grande hub de transporte público, então você vai de ônibus para metrô, de metrô para trem, de trem para táxi com maior facilidade. E a segurança é simplesmente incrível! As pessoas deixam as carteiras em cima das mesas, usam as bolsas abertas, andam o tempo todo com celular na mão, jogando, vendo TV, trocando mensagem.. Teve um dia que uma mulher largou uma bolsa aberta no meio do chão do supermercado e foi lá no outro corredor pegar algumas coisas. Eu, claro, fiquei "gente, como assim?" ao que meu irmão respondeu "aqui é a Coréia ninguém rouba ninguém. É muito difícil isso acontecer, é muito seguro". E realmente é. As pessoas andam de madrugada pela rua na maior tranquilidade. Imaginem que paz viver assim , sem violência urbana???


E junto a tanta modernidade os coreanos conseguem preservar a sua história, por mais que isso tenha sido difícil por diversos momentos. Durante toda a antiguidade a Coreia se viu invadida por chineses e japoneses. A última dominação japonesa, por sinal, só se encerrou com o final da Segunda Guerra Mundial, mas, infelizmente, os coreanos não encontraram paz. O país foi dividido entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, áreas de influências da URSS e dos EUA e, em poucos anos, as Coreias estavam em guerra entre si. Hoje em dia ambos países vivem em armistício e divididos por uma zona desmilitarizada, porém a tensão é constante.



Como podem ver, a península coreana é um lugar impar para se conhecer: modernidade, história e um dos últimos resquícios da Guerra Fria! É claro que eu aproveitei para ver tudo isso, né? Visitei a DMZ, palácios, jardins, museus, bati muita perna e fiquei APAIXONADA pelo país e por Seoul!


No próximo post falarei da China, mais precisamente Hong Kong e Macau!

Beijos!

2 comentários:

  1. Que lindo, Mari! Deve ter sido super exótica essa viagem!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nunca passou pela a minha cabeça de conhecer a Coréia do Sul, mas agora depois de ler suas descrições, abriu a minha curiosidade de conhecê-la! Bjss

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!