quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidados diários com o cabelo: eu sou infiel

Eu fiz um post há uns 3 anos falando sobre os meus cuidados com o cabelo, mas em alguma arrumação do blog acabei deletando. Por isso, resolvi recriar o post, falando um pouco sobre o meu cabelo e como faço para cuidar dele.

Bom, primeiramente devo dizer que passei a adolescência inteira ODIANDO o meu cabelo. Queria que ele fosse liso, escorrido, sem nenhum volume, igual ao cabelo da minha mãe. Mas Deus não quis assim e ele nasceu ondulado, cheio e bem fino. Por conta disso, andava sempre de rabo-de-cavalo ou coque e para usar solto só se fizesse escova.

Verdade seja dita, só passei a gostar do meu cabelo por causa da Gisele Bundchen que, acho eu, foi a primeira pessoa pública a assumir um cabelão cheio e ondulado.

Depois de anos brigando com a estrutura do meu cabelo, achando tudo horrível e que a solução era nascer de novo, resolvi entender meu cabelo pelo que ele é.

Então, estava bem ali na frente do espelho o diagnóstico: cheio, fino, ondulado e misto.

O cabelo ondulado não é nem liso e nem cacheado (muito menos étnico), ele muda de forma conforme a umidade. Se estou em um lugar com pouca umidade ou frio, a tendêcia dele é ficar mais liso. Em um lugar úmido ou quente (que a pessoa fica suando), o cabelo tende a ficar mais ondulado. Então, a primeira coisa que uma pessoa com cabelo ondulado precisa aceitar é isso: o cabelo é mutante.

Muitas ondas em Buenos Aires em um dia quente, 2012.

Bem mais liso em um dia mais frio em Buenos Aires, 2012.

Além disso, meu cabelo é misto, tem a raiz bem oleosa e o resto é normal. Esse foi outro ponto que demorei também a entender. Como meu cabelo é muito fino, tem bastante frizz e, por isso, eu achava que ele era seco. Aí enchia o cabelo de creme de hidratação ruim (alô, coquetel de frutas da farmácia! quem nunca?) e ficava uma nhaca ainda mais oleosa na raiz e ainda mais cheio de frizz.

Como o meu cabelo é cheio, precisava de algo para controlar o volume. Nesse caso, a melhor coisa é manter o cabelo hidratado. Porém não tem como esquecer da raiz oleosa, por isso, também tenho que manter a raiz limpa. Para tanto, eu lavo os cabelos todos os dias e passo condicionador apenas do meio para as pontas, NUNCA na raiz. Na raiz passo apenas shampoo e esfrego muito bem para limpar o couro e o cabelo.

Meu dermato diz que é balela esse negócio de não poder lavar o cabelo todos os dias. O cabelo deve ser lavado sempre que estiver sujo, como eu tenho raiz oleosa e me exercito diariamente, ele fica sujo e oleoso todos os dias, então, lavo todos os dias!

Como não sou fiel a marcas e acredito que o cabelo vicia nos produtos, faço rodízio. Compro produtos em lojas de cosméticos, no supermercado, na Avon, na Natura, quando viajo, etc. Meu segredo é apenas olhar a composição nos rótulos e procurar pelos elementos químicos (não sei bem se esse é o termo certo) que sei que deixam meu cabelo uma porcaria e descarto os produtos que têm. E tabém dou preferência para produtos com PH mais básico do que ácido, principalmente os condicionadores.

Atualmente, tenho usado o So Sexy da Victoria's Secrets, Natural de Amendôa da Avon e uma duplinha da Mahogany.


Além disso, toda sexta-feira, lavo meu cabelo com um shampoo sem sal, sem parabenos e sem silicone (para uma limpeza mais profunda) e substituo o condicionador por uma máscara hidratante. Atualmente, tenho usado o shampoo da The Body Shop e a máscara da Loccitane.


Para finalizar uso diariamente esse spray de Keratina da Schwarzkopf apenas no comprimento, sem pegar na raiz. Gostava muito do finalizador de pontas da aroma do Campo da linha de açúcar, mas pararam de comercializar e eu fiquei órfã! :( Tenho que achar outro finalizador bom!


Depois farei um post sobre química, hidratação, queratina e outras coisas mais! :)

Um comentário:

  1. Estou adorando saber um pouquinho mais sobre os produtinhos que você usa!!!! Como estou com queda de cabelos, a dermatologista recomendou o kit de shampoo/tônico PILEXIL vendido em farmácia. A queda diminuiu, mas eles estão secos, precisando muito de hidratação...

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!