domingo, 30 de setembro de 2012

Tratamento com ácido para pele: prós e contras

Oi, meninas!

Hoje vim falar com vocês um pouco sobre o tratamento para pele que estou fazendo com ácido.

A minha pele é oleosa e volta e meia eu tenho espinha. Mas são espinhas pontuais que aparecem por conta de TPM ou calor. O problema é que com o tempo a pele vai ficando manchada e feia, perdendo o viço, sabe? Então, acabo recorrendo a um tratamento mais power.

Dessa vez, no entanto, também tive um surto de acne adulta no lado direito do rosto, próximo ao queixo o que fez com que fosse ainda mais necessário o tratamento.


O primeiro mês, basicamente, foi tratar o surto de acne. Usei o Epiduo e tomei um remédio oral (antibiótico). 

No segundo mês, o remédio foi retirado e o Epiduo foi trocado por um ácido mais forte, pois meu dermato achou que o Epiduo não estava clareando o suficiente. Passei a usar, então, o Differin 0,3. Além disso, passei a esfoliar a pele do rosto uma vez por dia usando Theracne, um esfoliante em gel com triclosan.

Agora estou começando o terceiro mês e voltei com medicação oral, pois voltaram a aparecer algumas espinhas. Por conta disso, vou tomar duas caixas de antibiótico e manter o Differin 0,3 e o Theracne.

Além disso, estou usando filtro solar desde o início: La Roche-Posay Anthelios AC FPS 60. 


Bom, agora meus comentários sobre o tratamento:

- O início é bem sofrido! Tanto com o Epiduo quanto o Differin, as primeiras 72hs foram extremamente ruins. A pele ficou super vermelha e ressecada, além de arder, sabe? Uma sensação de queimação horrorosa!!! Coloquei uma lata de água termal na geladeira e fiquei dois dias só borrifando no rosto, sem parar. Depois que passou essa fase de queimação e vermelhidão, a pele ficou muito seca e repuxada, parecia uma velhinha de 90 anos. Precisei hidratar MUITO a pele. Então, toda a noite borrifava o rosto com água termal e com o rosto ainda molhado aplicava creme Nivea na pele toda. Depois de uma semana, mais ou menos, a pele se habitua e tudo fica bem. O ressecamento diminui bastante.

- A pele clareou bastante, mas ainda aparecem algumas espinhas. Isso é normal, pois é comum a pele lutar para continuar produzindo óleo e, por isso, aparecem algumas espinhas. É o chamado efeito rebote e deve cessar em um ou dois meses.

- O tratamento é caro! Durante esses três meses gastei 150 reais por mês na farmácia com os ácidos, esfoliante, protetor solar e remédios oral. Só não gastei mais, pois, a água termal, que é cara, tinha estoque aqui em casa porque, senão, eram mais 90 reais na conta!

Por enquanto estou satisfeita com o tratamento, mas ainda tenho longos 3 meses pela frente para chegar no resultado final. Até lá não posso ir a praia/piscina (não posso pegar sol no rosto de jeito nenhum!! estou usando chapéu na rua, hahahaha!) e nem usar maquiagem. Além disso, estou banida de alguns produtos de maquiagem pelo próximo ano inteiro, mas, sinceramente, prefiro ter uma pele saudável, sem manchas, sem linhas de expresão, lisinha e macia do que ter que usar uma tonelada de maquiagem para disfarçar as imperfeições.

Portanto, se você tem condições, paciência e força de vontade, recomendo demais o tratamento com ácido. Mas não se esqueça: todo e qualquer tratamento requer acompanhamento médico! Por isso, procure um dermatologista de sua confiança! 

E o mais importante: não desista! Quando for usar o ácido pela primeira vez, passe na sexta a noite e fique o sábado e o domingo em casa passando água termal gelada no rosto e lendo 50 Tons de Cinza, hahaha!! Na segunda o rosto já acorda bem melhor!

4 comentários:

  1. Eiii.. sei que esse post é antigo. Achei seublog colocando o nome dos ácidos no google. Poderia me esclarecer uma dúvida..? O que achou de diferença entre o differin e o epiduo? Hehe Obg Beijois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi muita diferença entre os dois na prática. O Differin que eu usei tinha porcentagem de ácido maior que o Epiduo, mas na minha pele os incomodos foram os mesmos. Beijos!

      Excluir
  2. estou usando o differin também, comecei a pouco tempo... depois de lavar a pele de manhã, secar, passar protetor, mesmo asism, nao posso passar uma base? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Essa questão da maquiagem varia de pele para a pele. Como a minha pele é ultra sensível, a combinação ácido + maquiagem gera dermatite de contato, por isso eu não podia usar. O ideal é você consultar o seu dermato sobre o uso de maquiagem. Bjos!

      Excluir

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU E-MAIL!